Ao invés de chocolate e coelho, temos sangue e cordeiro, na verdadeira história da Páscoa
Com certeza já te falaram sobre a páscoa, aquela época do ano quando todos esperam, ansiosos, um ovo de chocolate de presente. Aliás, por falar em ovos de chocolate, ou ovos de páscoa ficam mais criativos, saborosos e sofisticados a cada ano. E como quase todo mundo ama chocolate, não há quem não fique feliz em ganhar ao menos um ovinho… Além disso, presentear a mulher amada com um lindo ovo de páscoa tornou-se tão obrigatório quanto o presente do dia dos namorados ou do Natal que, diga-se de passagem, são datas que também pedem chocolate como presente…
Associado ao ovo de chocolate, já te contaram também sobre o coelhinho da páscoa, né? Na tradição pascal, o protagonismo pertence mesmo ao coelho e aos ovos. Por isso, um coelhinho de pelúcia sempre é bem-vindo nesta época do ano, não é mesmo? Porém, o que talvez ninguém nunca tenha te contado seja sobre o verdadeiro significado da Páscoa, quee para frustação de muitos, nada tem a ver com coelhinhos ou ovos de chocolate.
A palavra “páscoa” significa “passagem”. Remonta um episódio bíblico, quando Deus mandou que um anjo passasse em todas a as casas no Egito, o qual deveria matar o primogênito das famílias cujos umbrais das portas não se encontrassem pintados com sangue de um cordeiro sacrificado. Então, ao invés de chocolate e coelho, temos sangue e cordeiro, na verdadeira história da Páscoa.
Mas não para aí. Tudo isso que aconteceu por volta do século XIII a. C., tinha o propósito de preparar a história para a vinda de Cristo, o qual morreria na Cruz, derramando seu sangue para a salvação de todo a aquele que crê em Jesus. De fato foi assim que Jesus foi identificado por João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29). E foi assim que o Apóstolo Paulo se referiu a Cristo: “…Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” (1 Coríntios 5:7).
Portanto, nesta Páscoa, não deixe que os ovos de chocolate e os lindos coelhinhos, impeçam você de lembrar e refletir sobre Jesus, o Cordeiro de Deus, que veio ao mundo para morrer na cruz em teu lugar e te dar a vida eterna. Nesta Páscoa, abra o teu coração: Cristo, que é a nossa páscoa!
Lécio Dornas é teólogo, educador, autor e pastor da Igreja da Família em Orlando, Flórida – EUA.