Home Noticias Nova variante do coronavírus é detectada na África do Sul

Nova variante do coronavírus é detectada na África do Sul

40
nova variante_covid
Bélgica detecta 1º caso de nova variante do coronavírus na Europa - Foto: Ilustrativa/Pixabay

Nova variante da covid-19, chamada de B.1.1.529 tem 50 mutações, algo nunca visto antes e foi detectada na África do Sul

Uma nova variante do coronavírus que foi registrada pela primeira vez na África do Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações. Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante B.1.1.529.

Isto porque ela ainda está restrita a uma província sul-africana. Mas um pesquisador já a classificou como “horrível”, enquanto outro disse à reportagem que ela é a pior já vista.

Em uma entrevista coletiva, o professor Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, disse que foram localizadas 50 mutações no total — e mais de 30 na proteína spike (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

Nova variante

Oliveira, que é brasileiro, disse que a variante carrega uma “constelação incomum de mutações” e é “muito diferente” de outros tipos que já circularam. “Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos”.

Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; 4 casos em Botsuana; 1 em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul) e 1 em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here