Home Mundo Cristao Haiti: missionários americanos são sequestrados

Haiti: missionários americanos são sequestrados

33
missionários sequestrados
Foto: AP

Missionários, que estavam acompanhados de suas famílias, voltavam de visita a orfanato na periferia de Porto do Príncipe quando foram sequestrados. Gangue é conhecida por agir contra estrangeiros na fronteira com a República Dominicana

Ao menos 17 missionários norte-americanos e suas famílias, incluindo crianças, foram sequestrados neste sábado, 16, por integrantes de uma gangue em Porto Príncipe, no Haiti. A CNN reportou que as vítimas incluem 14 adultos e 3 menores de idade.

O sequestro foi feito quando os missionários saíam de um orfanato na área de Croix des Bouquets e viajavam para Titanyen, a 30 km da capital haitiana. Grupo foi sequestrado quando estavam em um ônibus, a caminho do aeroporto. Aquela era a primeira viagem do grupo pelo Haiti.

O sequestro foi realizado pela gangue chamada “400 mawozo”, que montou barricadas na estrada, controlada por ela, desviou vários veículos e raptou não somente os missionários, mas também cidadãos haitianos. A gangue sequestrou 10 pessoas em abril, entre elas dois religiosos franceses.

O Departamento de Estado dos EUA informou que a prioridade é a segurança dos sequestrados: “o bem-estar e a segurança dos cidadãos americanos no exterior é uma das maiores prioridades do Departamento de Estado”.

É crescente a ação de gangues no Haiti. A violência aumentou após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho, e um terremoto, em agosto, que matou mais de 2 mil pessoas. Após esses eventos, sequestros se tornaram ferramenta comum para essas gangues conseguirem dinheiro. Metade da cidade de Porto Príncipe é controlada por esses grupos criminosos.

*Com informações de AP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here