Home Noticias Brasil e Colômbia: cooperação pela Amazônia

Brasil e Colômbia: cooperação pela Amazônia

25
Ivan_duque_Bolsonaro
O presidente da Colômbia, Iván Duque, se reuniu com Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Em visita ao Brasil nesta terça-feira, 19, o presidente da Colômbia, Iván Duque se reuniu com Bolsonaro e defendeu a soberania e proteção da Amazônia

Os presidentes Jair Bolsonaro (sem partido) e Iván Duque Márquez, da Colômbia, fizeram uma declaração conjunta, após visita oficial do chefe de Estado colombiano no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 19. Os mandatários assinaram acordos de cooperação em diversas áreas. Bolsonaro afirmou que Brasil e Colômbia estão unidos pela Amazônia.

Em seu discurso, Bolsonaro agradeceu a visita de Duque e afirmou que os países chegarão “unidos em Glasgow [sede da COP26] para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós: a nossa querida, rica e desejada Amazônia”. A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas será realizada entre os dias 1 e 12 de novembro.

Em sua declaração, Duque afirmou que a relação bilateral com o Brasil está “no ponto mais alto” e ressaltou pontos que julga serem comuns entre as nações vizinhas como a relação comercial crescente e a defesa da iniciativa privada, além da preservação da Amazônia.

“A Amazônia, para nós, é um território muito valioso (…), mas é também importante que essa defesa traga consigo uma luta eficaz contra delitos ambientais. A Colômbia avançou nessa frente e o Brasil também. Os esforços já apresentam resultados notáveis neste ano”, disse.

Segundo Duque, um dos pontos de deverão ser abordados na COP26, em Glasgow, “será também alcançar a neutralidade de carbono”, além de passar a mensagem “inequívoca de proteger este território [Amazônia]”.

Proteção à Amazônia

Em entrevista à CNN ontem, Duque disse que os países da Amazônia têm “um grande dever moral” de proteger região.

“Todos temos de atuar de maneira cooperativa para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Precisamos que a comunidade internacional destine recursos e apoie nossos esforços em trabalhar com as comunidades indígenas para pôr fim à longa historia de desmatamento e destruição da Amazônia”.

Acompanhe a cerimônia do acorde de cooperação

*Com informações de Agência Brasil e CNN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here